terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O poder da contra-informação - um desabafo de fé

Dia 03/02/2013 rolou uma entrevista em rede nacional com o famigerado Malafaia no "De frente com Gabi".  Não preciso dizer dos montantes de comentários tecidos à respeito, tanto por parte dos defensores do indefensável, quanto daqueles que se sentiram ofendidos por suas argumentações que beiram ao ridículo (sim, faço parte desse segundo grupo por sentir que minha capacidade intelectual foi desprezada e jogada no esgoto com as frases célebres do magnata evangélico).
Quem me conhece sabe que tenho Cristo como centro de tudo e que também, cresci em uma Assembléia de Deus. Mas, infelizmente tive de romper com esse "movimentosinho evangélico brasileiro" por causa da quantidade absurda de coisas que definitivamente não são o Evangelho e que apagam o verdadeiro sentido que Cristo veio dar aos homens (amor).
De fato, o budismo, por exemplo, está muito mais próximo de Cristo que o cristianismo.

Aos amigos que leem aqui de vez em quando e que, assim como eu, se sentem ofendidos por um cara como esse, eu repito: ISSO NÃO É EVANGELHO.
Infelizmente o nome "evangelho" já está manchado há muitos séculos e o de Cristo, já nem serve quase que para chamá-lo. Eu não sei outro nome para designar a BOA NOVA que Ele nos trouxe, se assim o soubesse, com certeza usaria.

Pois bem, escrevo esse texto porque não aguento mais. O sapo que me tentam enfiar goela abaixo (tanto pelos amigos "crentes", quanto pelas besterias "em nome de Deus" que ouço por aí) é grande demais. Entalou e agora, preciso vomitá-lo. Me desculpem os que se sentirem ofendidos por esse texto, realmente não é minha intenção atingir a fé de vocês, MAS, se a fé de vocês for atingida por isso, infelizmente, ela não é a fé em Cristo.
Sabem aquele episódio, narrado nos evangelhos - que ironicamente, são utilizados como argumentação barata para falcatruas - de quando Jesus entra no templo e sai quebrando tudo porque não aguenta mais ver o que se faz no nome dEle????
É, bem esse o meu sentimento hoje. Não só o meu, mais o de tantos que tentam e se esforçam para seguir no caminho ensinado por Ele: o caminho da graça e do amor.
"Em nome de Deus". Esse é o argumento mais antigo e utilizado para se gerar guerras desde sempre. E se Darwin disse que evoluímos, lamento perceber que não.
O que se prega "em nome de Jesus" definitivamente não é o que Jesus pregava. Isso acaba gerando um mal-entendido tanto por aqueles que não conhecem a Ele, quanto pelos que se dizem seguidores dEle. É o poder da CONTRA-INFORMAÇÃO. E sinceramente, se o diabo existe, ele está aí. Tanto o é, que, segundo a própria bíblia, ele veio para matar, roubar e destruir. Ou seja, gerar guerras.

O povo gospel adora um herói. Talvez por uma síndrome de inferioridade, ou pela falsa humildade, necessitam sempre de um novo Messias que compre a briga do "povo perseguido". Eis aí mais um herói: Malafaia: defensor da sã doutrina e dos valores cristãos. Pera aí, mas esse cara vive atacando as pessoas! O que isso gera? Guerra. Guerra entre: 
Evangélicos x Ateus;
Evangélicos x Gays;
Evangélicos x Cientistas;
Evangélicos que não pensam x Evangélicos que pensam;
Evangélicos x Espíritas;
Evangélicos x Muçulmanos;
Evangélicos x Católicos;
Etc...
Quem veio para gerar guerras, segundo a própria bíblia?

"Ah, mas ele só está defendendo a moral cristã!"
Defendendo? Cristo alguma vez se defendeu de alguma coisa?????
Quando um de seus discípulos foi defender Jesus, o Próprio o repreendeu e quando disse que o seguiria até a morte, foi-lhe dito que o negaria antes que o galo cantasse 3 vezes!
Meus amigos, o verdadeiro Evangelho não precisa se defender de nada, muito menos de defensores. Parem com essa neurose ridícula de ovacionar e comprar a briga de pastores! Isso é idiota! Me sinto envergonhado de conhecer gente assim, sério. E não tenho medo de dizer: TENHO VERGONHA DESSE EVANGELHO! que de evangelho só tem o nome mesmo.
Já cansei de escrever, talvez eu volte uma outra hora. E faço as minhas, as palavras de Gabi: "Que o meu Deus, que não sei se é o mesmo que o seu, lhe perdoe."

Que Ele nos perdoe.

Lucas.

Um comentário: