terça-feira, 20 de novembro de 2012

Tempo e Espaço


O Dia amanheceu taciturno. Feriado, esperava aproveitar uma manhã de sol em uma cachoeira. Acordei antes da hora prevista, ansioso. Mas como sempre, sem me dar conta de que não sou o Senhor de nada, não contei com a possibilidade do desapontamento. Chuva, uma simples chuva frustrou o plano de me divertir com os amigos.
Fico pensando na ansiedade. Mãe das frustrações, dos desapontamentos, filha infeliz da expectativa. Por que ansiamos? Por que perdemos a calma, a tranquilidade por algo que ainda não aconteceu? Será que vale mesmo apena viver projetando o futuro? Acho que não. Já nos foi dito: "Não turbeis o vosso coração com o que hão de comer ou beber...". Insistimos em não entender. Escassa sabedoria Ocidental! Se tivéssemos prestado mais atenção à sabedoria milenar do Oriente, teríamos chegado a esse século de insegurança e ansiedade? Mas o que digo? A sabedoria é muito mais do que podemos imaginar! É impossível abarcá-la em nosso mundinho pessoal...
Qual a minha noção de futuro? É amanhã? É daqui a um mês? Um ano? Aonde projeto minha vida? Aonde projetar a vida? Pra que projetar? A projeção é o espelho da essência, é a expectativa de algo que já é! Ora, isso não faz o menor sentido! Pra que projetar se tenho tudo o que preciso neste exato momento? Na ansiedade se esconde a morte. Nunca morremos no momento atual, ele ecoa pela eternidade. Pare pra pensar: o que a sua noção de tempo te diz do agora? Por certo lhe diz que já passou e o que há de ser também... 
Morremos apenas no futuro e no passado, nunca no presente. E olha que ironia das palavras! O Presente é o maior presente que poderia nos ter sido dado! É a esperança da eternidade. E vale ressaltar que esperança não se confunde com ansiedade. Esperança se vive agora, ansiedade, amanhã. Ansiedade é morte. Esperança é vida e é alimentada com sonhos
.
Hoje amanheceu chovendo. O amanhecer já passou, e assim como ele, a chuva também passará. Me cabe perguntar: valeu a pena depositar a vida ontem no dia de hoje? Da mesma forma, vale a pena depositar a vida de hoje no dia de amanhã?


Viver o eterno presente que me foi dado. Essa é minha Esperança e Fé.


Lucas Vizani

Nenhum comentário:

Postar um comentário