quarta-feira, 6 de março de 2013

O poder da dissimulação/simulação - uma história de figueiras


Dissimular é uma arte. Acho que até mais difícil de se dominar do que a Simulação. Nesta, você deve aprender a fingir uma coisa que não é, na outra, deve aprender a esconder aquilo que é. Ambas podem ser usadas positiva ou negativamente, tudo depende da intenção de quem as pratica. Posso citar vários exemplos para isso, mas vou apenas me concentrar na dissimulação.
Todos pensam mal dela, afinal, é uma arte bem conhecida das víboras e raposas. Concordo. Uma pessoa dissimulada é aquela que consegue fingir sua real intenção e enganar os que estão a sua volta. Essa é a faceta má da dissimulação, e é utilizada com maestria por políticos, líderes religiosos, mídia, etc.

Na verdade, o conceito de dissimulação está um pouco distorcido e é facilmente confundido com a simulação. Até no dicionário da língua portuguesa encontramos essa falácia.
"O que é uma pessoa dissimulada?" - Alguém perguntou. 
"É uma pessoa que se finge de inocente para se dar bem" - Responderam.
Ora, esse exemplo é o de uma pessoa simulada, e não dissimulada! Ela finge ser algo que não é, isso é uma simulação! A dissimulação esconde aquilo que é, sem mostrar algo a mais!
Ok, concordo que ficou confuso. Vamos aos exemplos!
Líderes Religiosos! Como gosto de falar deles! rs
São "raça de víboras", "hipócritas", "filhos da perdição" - Palavras do próprio Cristo, que eles dizem seguir!
Todos pensam que eles são dissimulados. Concordo, mas não apenas isso! Se fosse só a dissimulação, até que tava bom, mas os caras dominam a arte da simulação. Fingem algo que não são, prometem o que não comprem, etc. Ou seja, te vendem o peixe estragado deles te convencendo de que está bom.
Como gosto de usar exemplos do próprio Cristo, vou continuar com esse: O da figueira seca.

Essa passagem, muito conhecida, retrata uma situação que a princípio, parece ser contraditória com a pessoa de Jesus. Ao encontrar uma figueira, cheia de folhas, Jesus percebe que ela não tem frutos e a amaldiçoa. Ora, Cristo amaldiçoando só porque a figueira não dá frutos? Vamos aos detalhes:
- A época que isso aconteceu, não era época de frutos.
- A figueira é uma árvore que fica 'pelada' fora da época de frutificação.

- A figueira em questão, estava coberta de folhas, mas não tinha frutos.
O que a figueira em questão estava fazendo ao se cobrir de folhas, mas sem frutos? Estava SIMULANDO algo que não tinha. Por isso Cristo a amaldiçoou. As outras figueiras eram 'humildes' e estavam secas, reconhecendo sua época de não-frutificação.

Outro exemplo:
"Aquele que se humilhar será exaltado" - Disse Jesus. Esse é o que dissimula. Aquele que mesmo sendo alguma coisa, se rebaixa, se humilha, ao contrário da figueira amaldiçoada.

Foi só uma breve reflexão sobre essa arte muito explorada nos dias de hoje. Não simule. Não finja. Não diga que faz, se não faz. Antes, se rebaixe e, mesmo sabendo alguma coisa que prejudique alguém, cale a boca. Aprenda a arte da dissimulação.

Dissimule. Ninguém quer saber o que você não é.

Da série paralelos: formas diferentes de se dizer a mesma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário